COMO SE INSCREVER NO PROUNI 2019 — Passo a Passo Completo!

Um dos mais importantes programas educacionais criados pelo Governo Federal nos últimos anos, o Programa Universidade para Todos, oferece a oportunidade de conquista de bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades particulares do Brasil inteiro. Saiba agora como se inscrever no Prouni 2019!

Por ser uma oportunidade e tanto na vida de muitos jovens brasileiros, especialmente dos mais carentes, não é de se estranhar que a Inscrição para o PROUNI figure entre os assuntos mais pesquisados e mais procurados dentro da internet atualmente.

Portanto, para ajudar ainda mais a quem deseja saber como se inscrever no Prouni e para quem deseja entender melhor o próprio funcionamento do programa em si, será fundamental que a leitura das próximas linhas deste artigo seja feita, pois elas irão ajudar muito. Veja Agora!

O que é o Prouni?

Mas antes de entender como se dá as Inscrições PROUNI, será fundamental procurar entender melhor como funciona o próprio programa em si, já que ele será essencial para quem deseja conquistar uma bolsa de estudo, integral ou parcial, em uma universidade particular.

O PROUNI foi criado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC) com o intuito de facilitar o acesso de estudantes oriundos da rede pública e de comunidades mais carentes à universidade.

INSCRIÇÃO PROUNI 2019

Com parcerias firmadas com instituições do ensino superior privadas, o PROUNI oferece bolsas de estudo integrais (100%) e bolsas de estudo parciais (50%), dando incentivos para que estudantes de baixa renda possam ingressar em uma universidade.

O mecanismo é simples, já que o PROUNI 2019 utiliza a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior à inscrição no programa, e permite que bolsas de estudo sejam concedidas para os que tiverem maiores notas.

Existem, no entanto, alguns requisitos para participar do programa e para realizar a Inscrição PROUNI, que nós vamos falar melhor e com maior riqueza de detalhes no próximo tópico deste artigo.

Quem pode se inscrever no PROUNI 2019

A pessoa que pode se inscrever no PROUNI precisa, indubitavelmente se enquadrar em pelo menos três requisitos básicos, que são os seguintes:


01. Ter prestado o ENEM do ano anterior, conseguindo uma média que seja maior do que 450 pontos e que tenha alcançado uma nota maior que zero na redação;


02. Ter cursado o Ensino Médio em uma escola da rede pública, ou ter cursado em uma escola particular, desde que como bolsista integral;


03. Ter renda familiar comprovada bruta mensal que seja igual ou menor a um salário mínimo e meio por pessoa (para bolsa integral de 100%) ou ter renda familiar comprovada bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.


Além disto, também poderá fazer a Inscrição PROUNI as pessoas que apresentem algum tipo de deficiência física, e também os professores da rede pública, desde que faça parte do quadro permanente da escola e que utilize o PROUNI como forma de conseguir uma bolsa para os seguintes cursos:

  • Licenciatura;
  • Normal superior;
  • Pedagogia.

Como se inscrever no PROUNI 2019

A boa notícia para quem se enquadra nos requisitos citados anteriormente, é que para saber como se inscrever no Prouni não será necessário se dirigir a um posto de atendimento, já que o procedimento poderá ser feito pela internet.

Siga as instruções abaixo:

INSCRIÇÃO PROUNI 2019


Passo 01: O estudante que deseja se inscrever no PROUNI deverá acessar o site oficial do programa, que é o www.prouniportal.mec.gov.br, realizando o procedimento de forma totalmente gratuita.


Passo 02: O número de inscrição e a senha gerada no site do ENEM no momento do cadastro para participar da edição do ano anterior do exame serão solicitados para realização da Inscrição PROUNI.


Passo 03: Depois de entrar no site, será necessário pesquisar pelas vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior. Perceba que cada curso possui uma nota de corte. Escolha até duas opções de cursos por prioridade. E preste atenção nas notas de corte e se elas são compatíveis com a avaliação obtida.


O estudante candidato terá a oportunidade de escolher qual a melhor opção de bolsa de estudo e quais cursos são de seu interesse, para que, ao final do período de inscrições, o próprio sistema do PROUNI faça o cálculo e chegue até a nota de corte final.

Desta forma, serão estabelecidos todos os convocados para a primeira chamada do PROUNI, e será importante lembrar que caso o candidato seja aprovado na sua segunda opção de bolsa de estudo, ele não poderá concorrer mais à primeira opção.

Por este motivo, é fundamental que o candidato tenha em mente que será importante demais realizar a escolha das opções de bolsa de estudo com muito cuidado e com muito critério, para que não haja arrependimento depois. As opções poderão ser alteradas pelo candidato durante o período de inscrição, mas a que valerá será sempre a última.

A Inscrição PROUNI será feita, o candidato deverá aguardar o fim do prazo de inscrição para observar se seu nome consta na lista de convocados da primeira chamada, pois se isto ocorrer, ele deverá providenciar a documentação que deverá ser apresentada na universidade escolhida.

Os documentos são os seguintes:

  • RG;
  • CNH;
  • Passaporte;
  • Identidade Militar;
  • RNE;
  • CTPS;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Documentos que comprovem a conclusão do Ensino Médio.

Seguindo as dicas disponíveis no artigo você irá se dar bem, basta não desistir e estudar bastante. Se restou alguma dúvida sobre como se inscrever no Prouni 2019, deixe-á nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *