INSCRIÇÃO DO PROUNI 2019 — Como se inscrever – (Passo a Passo)

A inscrição do PROUNI 2019 tem por objetivo disponibilizar bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior cadastradas, em cursos de graduação e sequencias de formação específica.

Essas bolsas de estudo podem ser integrais e parciais, com cinqüenta por cento de desconto. Fazem parte do Prouni: o Fies, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) .

Para poder realizarem as inscrições PROUNI, os interessados deverão ter realizado a última edição do Enem e atender os pré-requisitos do programa. Confira, a seguir, todos os detalhes e informações sobre o programa!

Como funciona o PROUNI 2019

O programa funciona gerando oportunidades para que pessoas que não tenham condição possam ter direito ao diploma de nível superior e dar continuidade em sua qualificação através de especializações e cursos sequenciais

Os critérios para seleção do candidato são informatizados e burocráticos. Em 2015 foram concedidos mais de trezentos e sete mil bolsas em todo o país.

INSCRIÇÃO DO PROUNI 2019

O PROUNI possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies que possibilita ao bolsista parcial financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

Todas as informações e dados sobre as instituições participantes e estudantes bolsistas cadastrados no Programa de Universidade para Todos ficam armazenadas no SISPROUNI.

Quem pode fazer a Inscrição do Prouni 2019

Como dito, o sistema de seleção é exigente nos requisitos para participar das inscrições PROUNI, não é preciso fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever.

Entretanto, é facultado às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré–selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa.


Perfil do Candidato:

  • Ter renda familiar, por pessoa, de ate três salários mínimos;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ser portador de deficiência física;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico.

Essa seleção ocorre em três fases e o candidato que for reprovado em qualquer uma das etapas abaixo, perde a vaga para o segundo da lista, levando em consideração, sempre, as notas do ENEM.

O estudante escolhe a modalidade de bolsa e até cinco opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa.

Em seguida, o Sistema do Prouni (Sisprouni) classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A nota considerada pelo Prouni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem.

Após isso, são gerado as  listas públicas dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição. Os estudantes devem comparecer às instituições de ensino na qual foi aprovado, com todos os documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição.

As instituições podem realizar processos seletivos específicos. Se aprovados, os estudantes são inseridos no programa mediante a emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa.

Inscrição do Prouni 2019

As inscrições serão feitas em apenas uma etapa, pelo site do Prouni 2019. Caso tenha se cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o candidato deve usar a mesma senha utilizada no programa.

Acompanhe o passo a passo da inscrição do Prouni abaixo:

INSCRIÇÃO DO PROUNI 2019


Passo 1: Acesse o site oficial do programa: prounialuno.mec.gov.br


Passo 2: Preencha os campos com seu numero de inscrição do ENEM e a senha


Passo 3: Cheque os dados de candidato. Está tudo certo? Siga para o questionário


Passo 4: Responda o questionário. Seja honesto. Eles vão cobrar as informações


Passo 5: Renda Familiar: Preencha com os dados dos familiares e renda. Lembre-se que você terá que levar as cópias dos documentos dos familiares, quando for aprovado


Passo 6: Escolha o curso. São duas as opções disponíveis


Passo 7: Pronto. Agora que você já está inscrito, é importante acompanhar a divulgação do resultado.


O Prouni, Uma vez por dia, calcula a nota de corte para cada curso. Dessa maneira você saberá se a sua nota lhe permite obter a bolsa na faculdade que deseja e, caso contrário, pode alterar suas opções.

Caso tenha alguma dúvida sobre a inscrição do Prouni 2019, basta deixar um comentário a seguir. Boa sorte!