INSCRIÇÃO PARA O PROUNI 2019 — Inscreva-se Agora no Site MEC

A inscrição para o PROUNI 2019 é um momento muito importante na vida de estudantes que sonham em fazer uma faculdade em uma instituição de prestígio. Com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos participantes estão de olho nos cursos oferecidos por instituições de ensino superior em todo o Brasil.

A inscrição ocorre no início de cada semestre, e possibilita que estudantes de baixa renda tenha acesso a cursos oferecidos por universidades particulares.

São milhares de opções de cursos e instituições em todas as regiões do país. Para quem está se preparando para o Enem com o intuito de ingressar em uma universidade, é muito importante entender como funciona o ProUni e como será possível conseguir uma vaga por meio do programa. Confira Agora!

Prouni 2019

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é um programa mantido pelo Ministério da Educação (MEC), onde universidades privadas de todo o Brasil oferecem vagas em seus cursos para participantes do Enem.

As vagas são destinadas para as pessoas de baixa renda, possibilitando que elas utilizem suas notas do Enem para concorrer as milhares de vagas que são disponibilizadas através da plataforma.

INSCRIÇÃO PARA O PROUNI 2019

As inscrições acontecem duas vezes ao ano e qualquer pessoa que tenha tirado 450 nas provas objetivas e uma nota superior a zero na redação do Enem poderá participar. Além disso, os interessados deverão atender os pré-requisitos do programa para realizarem suas inscrições.

São dois tipos de bolsas oferecidas através do PROUNI:


Integrais (100%): A renda integral é destinada para os candidatos que possuírem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.


Parciais (50%): A bolsa parcial poderá ser concorrida por estudantes que possuem renda familiar per capita de até três salários mínimos.


Os estudantes que conseguirem uma bolsa de estudos parcial poderá se cadastrar no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para custear a outra metade da mensalidade da faculdade.

Quem pode fazer Inscrição para o Prouni

Se um estudante realizou a última edição do Enem e tirou nota igual ou superior a 450 e acima de 0 na redação. Porém, mesmo que o candidato esteja elegível, ainda assim será preciso atender os pré-requisitos exigidos pelo programa.

Como o PROUNI 2019 é destinado a estudantes de renda baixa, não são todos os candidatos do Enem que poderão se inscrever.

Para participar, os candidatos deverão atender os seguintes requisitos:

  • Possuir renda familiar, por pessoa, de ate três salários mínimos;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou
  • todo o ensino médio em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ser portador de deficiência física;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, e concorrer a vagas em cursos
  • de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Inscrição para o Prouni 2019

As inscrições PROUNI acontecem duas vezes ao ano e acontece em uma única etapa. Os candidatos deverão utilizar a mesma senha utlizada no site do Enem/SiSu para poder se inscrever no ProUni 2019.

Assim que a inscrição para o Prouni estiver aberta, siga as instruções a seguir:

INSCRIÇÃO PARA O PROUNI 2019


Passo 1: Acesse o site do ProUni através do endereço a seguir: www.prouniportal.mec.gov.br. Ao carregar a página, os participantes poderão visualizar todas as informações relacionadas ao programa, podendo tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do mesmo.


Passo 2: Clique em se inscrever e insira a senha e o número de inscrição utilizados no Enem e no SiSu. Agora será necessário escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

Até o encerramento das inscrições os participantes poderão escolher mudar suas opções de curso. Porém, é preciso prestar atenção ao prazo, pois a última escolha realizada será considerada a oficial assim que o prazo terminar.


Passo 3: Depois de escolher os cursos, será necessário confirmar os seus dados e a sua inscrição. Após confirmar, os candidatos deverão esperar a publicação dos resultados para saberem se serão chamados ou não.


Caso tenha sido chamado, os participantes deverão conferir a lista de documentos necessários para realizar a matrícula do curso na instituição selecionada.

Lista de Espera do Prouni 2019

A lista de espera do Prouni acontece após a segunda chamada do programa for realizada. Quem deseja participar da lista, deverá demonstrar o seu interesse no site do programa, selecionando a opção correspondente na página de acompanhamento.

INSCRIÇÃO PARA O PROUNI 2019

A lista de espera serve para que os candidatos que não foram convocados nas chamadas regulares possam ingressar nos cursos desejados por meio das vagas ociosas.

Dessa forma, se um participante não conseguiu ser convocado nas primeiras chamadas, não é pra desanimar, pois ainda haverá outra oportunidade!


Agora que já sabe que através do programa será possível concorrer a bolsas parciais e integrais nas melhores instituições privadas de ensino superior e para aumentar as chances de conseguir uma vaga, será necessário obter uma boa nota no Enem, comece a estudar o quanto antes para garantir sua vaga.

Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a inscrição para o Prouni 2019, deixe o seu comentário logo abaixo. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *