PROUNI 2019 INSCRIÇÃO — Quando começa, Como fazer – APRENDA!

Se você sonha em ingressar em uma grande universidade, mas não possui condições de arcar com os custos mensais, então fazer a Prouni 2019 inscrição pode ser a melhor maneira de fazer isso. Esse é um programa que já ajudou muitas pessoas!

Nos dias atuais, manter um currículo altamente competitivo é fundamental para o mercado de trabalho. E para isso, fazer bons cursos e ter uma formação acadêmica é essencial.

O Prouni se apresenta como uma das melhores opções para jovens e adultos que querem adquirir conhecimento, conquistar uma nova profissão e turbinar o currículo. Por isso vamos explicar como fazer a inscrição Prouni, e como aproveitar esse importante programa educacional.

Prouni 2019

Antes de fazer a sua Prouni inscrição, é importante que você entenda como funciona o sistema, exatamente. Essa é a sigla que significa Programa Universidade para Todos. Ele foi criado pelo Ministério da Educação – MEC – em 2004.

Desde a sua criação, o Prouni já foi responsável por colocar milhares de jovens e adultos de baixa renda dentro de algumas das mais importantes universidades privadas do país. O programa existe para fornecer bolsas para que os alunos possam estudar.

PROUNI 2019 INSCRIÇÃO

As bolsas concedidas a quem faz a inscrição do Prouni 2019 podem ser integrais (100%) ou parciais (50%).  A ideia do Programa é justamente ajudar para que pessoas de baixa renda tenha acesso a essas grandes universidades.

Para tanto, o Prouni 2019 também oferecer uma bolsa permanência, que consiste em um valor mensal de 300 reais para ajudar nos custos, para que o aluno conclua o curso. Nesse caso é necessário estar matriculado em um curso de no mínimo 6 semestres – 3 anos – e com 6 horas de aulas diárias.

Requisitos para se inscrever no Prouni 2019

Para fazer a sua Prouni 2019 inscrição, você deve cumprir com alguns requisitos que são fundamentais. Como já dissemos, o programa existe para contemplar jovens e adultos de baixa renda. Por isso, a condição financeira é crucial.

Veja os requisitos:


01. O candidato deve ter feito a prova do Enem em sua última edição. A pontuação será essencial para o Prouni. Por isso é exigido que os candidatos a uma vaga na universidade tenham feito o exame mais recente.


02. Também é exigido que o candidato tenha cursado o ensino médio em escola pública, ou em escola particular desde que como bolsista integral pela própria instituição.


03. Professores da rede pública de educação também podem se candidatar para vagas de licenciatura, normal, superior ou pedagogia.


04. A renda per capita será considerada para que o candidato possa fazer a inscrição no Prouni.  Para bolsas de 50%, o aluno deve ter renda per capita de até 3 salários mínimos. Para bolsa integral (100%) a renda deve ser de até 2 salários mínimos.


A renda per capita é calculada quando são somados os salários e benefícios de todas as pessoas da casa, e dividido pelo número de moradores. Para professores da rede pública que querem fazer as inscrições Prouni, a condição de renda não é considerada.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

PROUNI 2019 Inscrição

As inscrições são abertas duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo, para realizar a Prouni 2019 inscrição, é necessário acessar o portal oficial do programa, lá você poderá realizar a sua inscrição, sempre respeitando as datas limite. Veja como fazer:

PROUNI 2019 INSCRIÇÃO


Passo 01: Ao acessar o site através do endereço: www.prouniportal.mec.gov.br clique na opção “Fazer Inscrição”. Busque então pelo curso e pela instituição de seu interesse, e veja se participa do programa, e está apto para inscrição Prouni.


Passo 02: Você poderá escolher até 2 cursos/ instituição e turno para concorrer. Insira a sua senha e o login utilizados na última edição do Enem. Se você esqueceu essas informações, acesse o site do Enem e recupere-as.


Passo 03: Depois disso, o Prouni vai calcular a sua pontuação no Enem. Se você for aprovado para um dos cursos escolhidos, então deverá levar a documentação solicitada pela instituição pessoalmente para realizar a matrícula.


Bolsas de Estudo ProUni 2019

O PROUNI (Programa Universidade para Todos), possui dois tipos de bolsas de estudos para os candidatos que se classificaram
ao obterem uma nota considerada classificatória pelo MEC para adquirir a bolsa.

Abaixo você pode conferir quais são as Bolsas de Estudo que o ProUni 2019 oferece. veja:

Bolsa Integral – Nessa categoria, para ter desconto de 100% da mensalidade em faculdades particulares é preciso que o aluno tenha uma renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio.

Bolsa Parcial – Esse tipo de bolsa, oferece aos estudantes 50% do pagamento da instituição particular, para isso é preciso que o mesmo possua uma renda familiar bruta mensal, por pessoa, de no máximo, três salários mínimos.

Para que o estudante possa obter uma dessas duas opções de bolsa do programa é preciso que tenha:

01. Concluído o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede particular na situação de bolsista integral da própria instituição;

02. Ser pessoa em condição de deficiência;

03. Ser professor da rede pública de ensino, estando em efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de funcionário permanente da escola pública e concorrer a bolsas unicamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Além dessas opções de bolsas, o Prouni possui também bolsas remanescentes que são aquelas às vezes não são ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni. Para concorrer a essas bolsas, é preciso que o candidato atenda a uma das condições a seguir para que possa se inscrever na bolsa remanescente, veja quais são:


01. Ser professor da rede pública de ensino, estando no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da escola pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.


02. Ter participado do ENEM, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do exame citado, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.


O Prouni é um programa de cunho social, que já mudou a realidade de milhares de jovens e adultos por todo o país. Se você não tem condições de arcar com uma universidade paga, com certeza esse é um dos caminhos para conquistar o seu tão sonhado diploma.

Agora que você já sabe como fazer a Prouni 2019 inscrição, não perca essa oportunidade. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *