PROUNI 2019 — Inscrição, Resultado, Lista de Espera, Notas, Vagas

Os estudantes que estão concluindo o ensino médio, seja em escolas públicas ou particulares, certamente conhecem o Programa Universidade para Todos – Prouni 2019 – este que beneficia, todos os anos, milhares de jovens brasileiros que não têm condições de financiar o valor completo da matrícula em uma Faculdade particular.

E para conseguir uma bolsa de estudos no programa não é tão fácil, isto porque os estudantes precisam passar pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio, que é o processo de seleção mais importante na vida dos jovens que buscam vagas instituições de ensino superior. Diante disto, o Ministério da Educação (MEC) veio para ajudar a vida destes acadêmicos através de seus programas educacionais.

Se você deseja conhecer mais a respeito do Prouni, saiba que veio ao site certo. No artigo abaixo você poderá conferir ótimas informações que irão te ajudar a esclarecer qualquer tipo de dúvida relacionada ao programa, portanto, leia atentamente à todos os tópicos e não deixe que nenhum dado passe despercebido. Vamos la!

Prouni 2019

O Prouni – Programa Universidade para Todos – é um projeto do Governo Federal criado no ano de 2004 com o objetivo de facilitar o acesso de estudantes que não tem condições financeiras suficientes para pagar a matrícula em uma faculdade particular.

Prouni 2019

Através do Prouni 2019 são oferecidas bolsas de estudos parciais (50%) ou integrais (100%) na mensalidade de Universidades particulares participantes.

O processo de seleção do programa ocorre duas vezes por ano, sendo uma no primeiro semestre e a outra no segundo, por isto é importante que os candidatos fiquem sempre atentos quanto as datas de inscrição para não perder o prazo.

Inscrição Prouni 2019

Para poder participar da inscrição Prouni 2019 é necessário que o estudante tenha, obrigatoriamente, participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio e alcançado uma nota média de 450 pontos, além de não poder ter zerado a redação.

O processo das inscrições Prouni é feito diretamente pelo site oficial (prouniportal.mec.gov.br) e o estudante leva poucos minutos para concluir a matrícula. Basta estar com alguns dados em mãos alguns dados como:

Prouni 2019

  • CPF;
  • Número de inscrição Enem;
  • Senha.

Ao acessar a plataforma o estudante pode escolher, por ordem de prioridade, duas opções de cursos que deseja ingressar e o tipo de bolsa (parcial ou integral). É importante lembrar que, enquanto ainda estiver aberto o período do inscrição, o candidato poderá mudar as opções escolhidas, pois só será validada a última inscrição realizada.

Resultado Prouni 2019

Após ter realizado a inscrição nas opções de curso desejadas é o momento de aguardar a divulgação do resultado Prouni. Ele é divulgado no final do prazo de inscrição e o sistema irá selecionar automaticamente os estudantes mais bem posicionados em cada curso.

Prouni 2019

Os critérios de seleção são feitos de acordo com modalidade de concorrência e com a pontuação obtida na prova do Enem. E para consultar o resultado do Prouni é muito simples.

Primeiramente é preciso ficar atento quanto ao período em que o mesmo for disponibilizado, em seguida basta acessar novamente a plataforma online do Programa Universidade para todos ou até mesmo o site do MEC. Vale lembrar que só é possível realizar a consulta após o uma nova edição do Enem ter sido realizada, logo, é preciso aguardar para ter acesso ao resultado.

Note de Corte Prouni 2019

Durante todo o processo de inscrição o sistema do Prouni realiza, diariamente, o cálculo da nota de corte dos participantes. Trata-se da menor nota que o estudante precisa ter alcançado para ficar entre os potencialmente selecionados, e é esta nota de corte que irá definir se o aluno pode ou não obter a bolsa na opção de faculdade escolhida. Caso não seja selecionado, o mesmo poderá alterar as opções.

É essencial se preparar com antecedência para o Exame Nacional do Ensino Médio, pois assim você tem a chance de se destacar entre os demais participantes, afinal, a concorrência para este processo de seleção é muito grande. Quanto maior for a sua nota obtida na prova, maior será as suas chances de ingressar na Faculdade desejada.

Lista de Espera Prouni 2019

Prouni 2019

Os alunos que não foram selecionados nas chamadas regulares do Prouni não precisam ficar desapontados, isto porque o programa possui uma lista de espera. Esta lista foi criada para o preenchimento de vagas por conta de desistência ou até mesmo por conta do não confirmamento na matrícula, logo, é essencial estar sempre acompanhando a sua situação no programa.

A lista de espera Prouni dá para os estudantes que não foram selecionados a chance de ingressar em uma boa faculdade particular através de bolsa, porém pode ocorrer que a vaga da lista de espera não seja a escolhida por você. Cabe ao estudante decidir se quer ou não dar continuidade ao programa e confirmar a matrícula.

Vagas Remanescentes Prouni 2019

As vagas remanescentes Prouni estão ligadas diretamente com a lista de espera do programa. Para quem não sabe, estas vagas nada mais são que aquelas que não foram preenchidas por conta de algumas das situações abaixo:


01. Alunos aprovados que não confirmaram a matrícula;


02. Vagas que sobraram nos cursos que não tiveram número suficiente de aprovados;


03. Desistências ao decorrer do período do resultado, que podem ser utilizadas para transferência entre cursos e instituições.


O Programa Universidade para Todos pode ser a grande chance de conseguir ingressar em uma faculdade particular através de uma boa bolsa de estudos. E depois de conferir estas informações ficará muito mais fácil realizar a sua inscrição no mesmo e consultar o resultado.

Caso tenha ficado com algum tipo de dúvida em relação ao Prouni 2019, deixe o seu comentário logo abaixo e aguarde nossa resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *