Vagas Remanescentes ProUni 2019 – Inscrição, Resultado

As vagas remanescentes ProUni 2019 surgem como mais uma oportunidade para que alunos não selecionados nas primeiras etapas do processo possa conseguir suas bolsas de estudos nas universidades privadas do Brasil.

Também é uma ótima oportunidade para aqueles que não fizeram a edição mais recente do Enem, já que o processo aceita notas em edições anteriores para conquistar o benefício do Governo Federal. É importante os candidatos ficarem atentos às datas de seleção, pois no caso, as vagas remanescentes não são muitas e são divulgadas bem após o término de todo o processo do Prouni.

Vamos explicar nesse texto o que são as vagas remanescentes e como correr atrás dessa última oportunidade de conseguir a bolsa de estudos. Leia com atenção todos os tópicos a seguir. Acompanhe!!

Vagas Remanescentes ProUni 2019

As Vagas Remanescente são vagas que por razões de desistências ou não cumprimento de todas as regras do candidato aprovado fizeram com que todas as vagas do programa não fossem ocupadas.

É importante para o MEC que todos os benefícios sejam concedidos e assim um novo processo seletivo é aberto para a ocupação dessas vagas, o processo de vagas remanescentes é mais facilitado em relação a participação no Prouni regular, muitos requisitos são deixados de lado.

Vagas Remanescentes Prouni 2019

Para que o candidato possa participar do processo de vagas remanescentes no ProUni ele deve atender os seguintes requisitos:


01. É necessário que o candidato tenha feito o Enem a partir de 2010, tenha obtido nota média de pelo menos 450 pontos e não tenha zerado a redação, condições essas alcançadas em uma única edição;


02. Para solicitar bolsa integral, a renda familiar bruta por pessoa deve ser no máximo de 1,5 salário mínimo;


03. Já para solicitar a bolsa parcial, a renda familiar bruta por pessoa deve ser de no máximo 3 salários mínimos.


04. O candidato deve se enquadrar em uma das seguintes condições:
Ter estudado todo o ensino médio em uma escola pública ou em uma escola privada com bolsa integral;


05. Possuir alguma deficiência;


06. Professor efetivo em rede pública de ensino que esteja em busca do curso em licenciatura. Nessa condição não é necessário comprovar renda nem ter feito o Enem para concorrer.


Quando sai as Vagas Remanescentes

Não há um anúncio no edital dizendo quando sairão as vagas remanescentes no edital, elas costumam sair após meses do término da edição do ProUni, por isso o candidato deve se manter atento às informações na imprensa ou na comunicação do MEC.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Normalmente o ProUni no primeiro semestre ocorre no meio ou fim de janeiro, a seleção de vagas remanescentes costuma acontecer entre o fim de março principio de abril.

O candidato que não estiver matriculado na faculdade que deseja fazer a bolsa tem até 10 dias para se inscrever, enquanto o candidato já matriculado na faculdade que deseja pegar uma bolsa tem até 40 dias para se inscrever.

Inscrições para as Vagas Remanescentes

Vagas Remanescentes Prouni 2019

Quando abertas, as inscrições para as vagas remanescentes ficam em destaque no site. Basta o candidato clicar no botão “Fazer Inscrição” ao lado de “Bolsas Remanescentes” que aparecerá na página.

Uma tela de login será exibida e o candidato deve inserir o número da sua inscrição e senha usados no Enem. Um código de segurança também será gerado pelo site e deve ser digitado, após isso basta clicar em “Entrar no Prouni”.

É preciso que você apresente os seguintes Documentos Necessários para fazer a inscrição no ProUni em suas vagas remanescentes. Confira:


Comprovante de residência: Podem ser contas de água, gás, energia ou telefone fixo ou móvel.


Comprovantes de rendimentos: Holerite ou contracheque.


Documentos de identificação do candidato e dos membros de grupo familiar: O candidato terá que apresentar carteira de identidade, ou carteira nacional de habilitação, ou carteira de trabalho de cada membro da família.


Boletim do Enem.


Histórico escolar do ensino médio.


E aí? entendeu todo o processo que cerca as vagas remanescentes do ProUni? Não se esqueça de acompanhar a divulgação das vagas no site do MEC, aproveite essa nova oportunidade de conseguir bolsas de estudos em universidades privadas.

Não deixe de compartilhar esse artigo nas redes sociais para seus amigos e familiares para que eles fique atento a respeito da inscrição do ProUni 2019.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado aciuma deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-la o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Vagas Remanescentes ProUni 2019 – Inscrição, Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *